1. Configurar página
Para iniciar clique em novo. Após isso, vamos configurar o tamanho do cartão que você quer imprimir. Já existe um tamanho predefinido de cartão de visita no programa, como mostra na tela ao lado, mas você pode definir o tamanho que quiser, mudando os números ao lado desse menu.
2. Criatividade na arte
Crie o seu trabalho na página que deverá ter as dimensões do cartão que será impresso. Tome cuidado para não ser informal demais quando o trabalho anunciado no cartão for muito formal e vice-versa. Faça uma arte onde as cores e as letras (e talvez desenhos ou fotografias) combinem com o serviço anunciado no cartão. Ao lado um exemplo do meu.
3. Orientação do Papel
Depois de pronto o cartão, clique no menu Arquivo >>> Visualizar impressão. O programa irá exibir o seguinte aviso:
Costumamos clicar em sim em todo tipo de caixa de diálogo amigável que aparece, mas nesse caso, atenção: Clique em Não
4. Visualizando a impressão
Esta parte é só para conferir se tudo está seguindo corretamente. A visualização deve ser como na figura ao lado.
5. Layout de imposição
Clique no botão Layout de imposição, como indicado na figura ao lado.
6. Linhas e colunas de cartões
Como mostra a barra de ferramentas da figura abaixo, coloque 2 linhas e 5 colunas.
Pode-se colocar mais, porém, quanto mais você colocar, menores ficarão os seus cartões. Use esta quantidade que é ideal.
7. Visualizando a impressão
Confira se sua visualização ficou como na figura ao lado.
8. Pré-impressão
Para facilitar o corte dos cartões depois de impressos (em uma guilhotina por exemplo), imprima marcas de corte. Para isto, Clique no menu Configurações>Opções de Pré-impressão e marque as opções da figura abaixo.
Há uma aba que diz que temos 2 questões. Alguns desses avisos é sobre gradientes que ficam estriados se impressos grande, ou problemas com postscript, não precisam ser levado à sério. Neste caso terá uma questão mostrando que as marcas de corte não cabem na mídia, também não é problema, o que aparece da marca é suficiente para efetuar os cortes. Porém fique atento se uma questão informar que a saída não cabe na mídia. Se esta mensagem aparecer, faça ajustes para não ficar alguma parte de sua arte sem imprimir.
9. Finalmente a impressão
O último detalhe antes de mandar imprimir é conferir se sua impressora está adequadamente configurada para o papel onde será impressa. Para isso, ainda nessa janela, clique na aba Geral, confira se está aí o nome da impressora que você vai imprimir. Se estiver tudo certo, clique no botão Propriedades e confira as opções de sua impressora quanto ao tamanho do papel e a qualidade de impressão.
Tudo certo, clique em OK depois clique no botão de impressão e é só aguardar terminar a impressão para cortar seus cartões e distribuir por aí!!!
10. Aprendi, mas não sei por onde começar o meu
Agora para você não ficar muito perdido, sem saber por onde começar, seguem abaixo alguns links de exemplos variados de cartões de visita feitos no CorelDRAW para te dar uma orientação para criar o seu.
Clique nas miniaturas para exibir o cartão em seu tamanho verdadeiro.
Para ver todos juntos no tamanho original clique aqui.
Há duas maneiras para colocar estes bitmaps no CorelDRAW.
1. Salve-os no seu computador (botão direito em cima da imagem >> Salvar imagem como...) depois, no CorelDRAW importe para o seu arquivo (Arquivo >> Importar ou Ctrl+I);
ou
2. Copie o bitmap do cartão (botão direito em cima da imagem >> Copiar), depois, cole no CorelDRAW (botão direito >> Colar) .
Boa sorte e espero que tenham gostado deste exercício/tutorial. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário